O Cancro do Reto constitui uma doença que afeta milhões de pessoas a nível mundial, e em Portugal, corresponde ao segundo tipo de tumor maligno mais frequente. Nestes doentes é frequente a construção de uma ostomia de eliminação, que leva a fragilidade emocional e psicológica da pessoa, com consequente diminuição da sua auto-estima, qualidade de vida, alteração da imagem corporal e isolamento social.

É frequente constatar sentimentos de insegurança, medo do desconhecido e receio de não ser capaz de se adaptar à sua nova condição.

Reconhecendo a importância de debater/abordar a temática da auto-imagem do doente ostomizado, o Centro de Referência do Cancro do Reto do CHUA em parceria com a Associação Oncológica do Algarve junta-se no próximo dia 25/10/2021, às 18h30, para debater esta temática, num webinar intitulado “Auto-estima: imagem corporal do doente ostomizado”.

O Webinar contará com a participação de Profissionais das duas instituições, bem como o testemunho de um doente. Este tem como objetivo transmitir conhecimentos e estratégias que permitam ao doente ostomizado adaptar-se às suas necessidades, prevenir complicações relacionadas com a ostomia e promover um retorno às suas atividades de vida de forma confiante e devidamente informada. A pessoa com ostomia pode manter o seu estilo de vida, as suas atividades e a sua vida social, devendo manter-se ativa, viajar, praticar desporto, frequentar a praia/piscina e manter a sua vida sexual.”

Translate »