“Verão sem Escaldão” é uma expressão que faz referência ao cuidado que devemos ter com a exposição ao sol, evitando queimaduras solares, conhecidas como “escaldões”. Os raios solares que mais contribuem para as queimaduras na pele são os raios ultravioleta (UV), principalmente os UVA e UVB.

Daí ser muito importante sensibilizar a população para a importância dos cuidados a ter com a pele ao longo de todo o ano e com atenção reforçada durante o Verão, que é quando existe maior incidência dos raios solares. 

O lema desta campanha é “Cuidado com o Escaldão, você esquece… mas a sua pele não!”, pois a pele possui memória cumulativa. As queimaduras solares sofridas desde a infância são registadas e não desaparecem apenas com a renovação da pele. Por isso, é cada vez mais importante que as pessoas se protejam contra os efeitos prejudiciais do sol.
A AOA promove uma campanha de divulgação, ao longo do Algarve que é difundida nos parques aquáticos, centros comerciais da região, no site e redes sociais desta Associação; onde se partilha importantes dicas para aproveitar o Verão e ao mesmo tempo, proteger a pele, destacando-se:
Aplicação de Protetor Solar: com um fator de proteção (FPS) mínimo 30, reaplicando a cada duas horas ou após nadar ou suar;
Evitar Exposição Solar em Horários de Pico: entre 10h e 16h, quando os raios UV estão mais intensos;
Utilização de Roupas e Acessórios Adequados: tais como, chapéus de abas largas, roupas leves e claras, mas que cubram a pele, e óculos de sol com proteção UV;
Manutenção da Hidratação: pois a desidratação pode aumentar os riscos de queimaduras solares.
Já há mais de uma década que a Associação Oncológica, conta com o apoio de voluntários, com formação ministrada pela AOA, para o auxílio a esta iniciativa durante a época balnear. Este ano, não foi exceção e a Associação transportou uma minicaravana para os acessos a algumas praias designadamente: Fuseta – Ria; Quarteira – Praça do Mar e Faro – Cais da Porta Nova. A campanha chegou a cerca de um milhar de pessoas e houve uma novidade: a integração de uma roleta na ação, onde foi possível os participantes ganharem alguns brindes (t-shirt, boné, cantil, fita para o pescoço, saco e o grande prémio: produtos dermocosméticos, gentilmente patrocinados pela Uriage). Além disso, foi oferecida a colocação de protetor solar e águas cedidas pela Auchan

Esta Associação não pode deixar de agradecer a todos os voluntários que apoiaram esta iniciativa de prevenção do cancro da pele e a todas as entidades que possibilitam a realização desta iniciativa, ano após ano.

Por fim, é crucial lembrar que, embora o sol seja uma fonte de energia e felicidade, cabe a cada um de nós proteger a sua pele, para garantir saúde e maior qualidade de vida. 

Patrocínios: Amarca | Auchan | Farmácia Algarve | Slide&Splash
Apoios: Bricomarché Faro | Fnac | Forum Algarve | Mais Algarve | MAR Shopping | NIVEA | Publirádio | Rádio Gilão | Rádio Horizonte | RIA Shopping | Tavira Plaza | ZoomarineApoios Institucionais: Administração Porto de Sines | Agência Portuguesa do Ambiente | Associação de Proteção à Rapariga e à Família | Autoridade Marítima | Banco de Voluntariado de Loulé | Inframoura | Freguesia de Quarteira | Freguesia de Santa Luzia | Município de Faro | Município de Olhão | Município de Loulé | Município de S. Brás de Alportel | Município de Tavira | VisitAlgarve | UALG V+ | União de Freguesia de Moncarapacho e Fuseta | Uriage

Translate »