Para a realização dos seus objetivos a AOA conta com o apoio da comunidade, e promove iniciativas e campanhas de informação à população, tendo em vista a prevenção e detecção precoce do cancro.

Neste sentido, já há vários anos que se realiza a campanha “Verão sem Escaldão”, particularmente durante a época balnear, seja nos acessos a algumas praias da região, seja em pontos considerados estratégicos (centros comerciais, parques aquáticos, entre outros), com o objetivo de fazer chegar informação a um número considerável de pessoas.

Esta ação tem como mensagem principal “Cuidado com o Escaldão, você esquece…, mas a sua pele não!”, isto porque a pele tem memória cumulativa e os escaldões vão-se somando desde a infância, não desaparecendo simplesmente com a renovação da pele, tornando-se essencial, cada vez mais, que os veraneantes se protejam contra os efeitos nocivos do sol. É sobretudo durante os meses da época balnear, que a radiação ultravioleta (UV) tem maior incidência, daí ser recomendado: evitar a exposição solar direta nas horas de maior calor; usar acessórios de proteção, tais como, boné, óculos de sol e vestuário adequado; usar protetor solar (fator de proteção solar 30, no mínimo), entre outras precauções.

Voluntários da Associação Oncológica irão distribuir folhetos informativos, com algumas diretrizes sobre este tema e facultar a aplicação gratuita de protetor solar. Nesta campanha também será utilizada a fotografia, tirada com uma máquina da marca Nivea, capaz de identificar a proteção UV. Desta forma é possível constatar, através de imagem, a diferença da área do corpo com e sem proteção solar.  

Como complemento a esta campanha, a AOA realizará um “Questionário do Tipo de Pele”, que permite identificar qual o fator de protetor solar mais adequado, segundo as características físicas e únicas de cada pessoa e de acordo com o nível de radiação do dia e local onde se realiza a ação.

Os voluntários estarão numa minicaravana, adquirida pela AOA através de fundos POCTEP para o projeto MOV, em três locais e períodos diferentes:

12 a 23 de junho // Praia da Fuseta (RIA) (dias úteis) – das 09h30/12h30; 

3 a 14 de julho // Praça do Mar Quarteira (dias úteis) – das 09h30/12h30; 

21 agosto a 1 de setembro // Cais da Porta Nova em Faro (dias úteis) – das 09h30/12h30. 

A AOA não pode deixar de agradecer os patrocínios, parcerias, apoios institucionais e particulares, tais como os voluntários, que nos ajudam a tornar esta campanha uma realidade e, desta forma, contribuir para que as mensagens de prevenção da doença e promoção da saúde cheguem a cada vez mais pessoas.

Patrocínios:
Amarca | Auchan | Farmácia Algarve | Farmácia da Penha | Slide&Splash

Apoios Institucionais:
Administração Porto de Sines | Agência Portuguesa do Ambiente | Associação de Proteção à Rapariga e à Família | Associação Guias de Portugal | Autoridade Marítima Nacional | Banco Local de Voluntariado de Loulé | Inframoura | Junta de Freguesia de Quarteira | Junta de Freguesia de Santa Luzia | Município de Faro | Município de Olhão | Município de Loulé | Município de Portimão | Município de S. Brás de Alportel | Município de Tavira | Região de Turismo do Algarve | UALG V+ | União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta | Viver Compaixão

 Apoios:
Aqualand Algarve | Aquashow Park Hotel | Fnac Faro | Forum Algarve | Gran Plaza Tavira | Mais Algarve | Mar Shopping Algarve | Nivea | Publirádio | Rádio Gilão | Rádio Horizonte | Ria Shopping | Slide & Splash | Zoomarine

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