Ao longo do mês de novembro, a Associação Oncológica do Algarve (AOA) foi recebendo e registando muitas participações e evidências de toda a região, de colaboração na campanha “Novembro Azul” – movimento internacional de sensibilização para a prevenção do cancro da próstata e testicular (mais informações em: https://www.youtube.com/watch?v=495D7ForSxA).

A intenção de ajudar o próximo e o espírito criativo foram visíveis nas várias manifestações de colocação da campanha em prática, através da utilização da cor azul, fosse através da utilização e/ou exposição do laço azul; do vestuário no dia-a-dia, em eventos desportivos e culturais e mesmo na dinamização de eventos solidários, em prol da causa de luta contra o cancro e apoio ao doente oncológico e familiares. 

A AOA não pode deixar de agradecer a todas as instituições que promoveram iniciativas, inseridas nesta campanha nomeadamente:
Município de Portimão – Centro de Convívio Sénior da Aldeia das Sobreiras de Portimão realizaram corações de tecido no âmbito do “Novembro Azul”. Os Centros Comunitário da Cruz da Parteira, da Coca Maravilhas, do Pontal e das Cardosas vestiram-se a rigor, de azul;
Escola Hotelaria e Turismo do Algarve – Vestiram-se da cor azul e publicaram fotografia no Instagram para divulgação;
Município de Lagos – Distribuição de cartazes e divulgação na página de Facebook;


Também decorreram alguns eventos no âmbito da iniciativa, nomeadamente:
14 de novembro – A AOA realizou a 1ª edição da “Matiné Solidária”, um evento de música ao vivo e artes performativas, que decorreu no Cineteatro Louletano e contou com mais de uma centena de participantes;
20 novembro – O Município de São Brás de Alportel realizou uma ação de sensibilização em prol da prevenção do cancro da próstata, no Mercado Municipal de S. Brás de Alportel, com o apoio da Junta de Freguesia e da Farmácia São Brás;
28 de novembro – Moto Convívio Olhão e o Grupo “Mexe-te Mó Olhão”, como apoio de várias entidades organizaram a Caminhada Solidária “Somos + Fortes”. O evento decorreu no âmbito do “Outubro Rosa” (movimento internacional de prevenção do cancro da mama) e do “Novembro Azul” e reverteu na íntegra a favor da AOA. 

Além disso, deixamos ainda um reconhecimento a outras entidades e instituições que promoveram o “Novembro Azul” e deram conhecimento à AOA, designadamente: Aki Faro, Freguesia de Almancil e a todos os que tornaram estas sinergias possíveis, pela prevenção da doença e pela promoção da saúde. 

Bem-haja! 💙