Já há alguns anos que a Associação Oncológica do Algarve realiza a campanha “Verão sem Escaldão” na região algarvia.
Trata-se de uma ação destinada à sensibilização, informação e prevenção do cancro da pele. É importante que os cuidados a ter com a pele sejam feitos ao longo do ano (proteção, hidratação e até uma alimentação saudável). Contudo, na época balnear é imprescindível uma maior consciencialização e maior cuidado, uma vez que é quando a radiação ultravioleta (UV) tem maior incidência e, por sua vez, mais consequências nefastas caso a proteção não seja realizada de forma adequada.
No âmbito do Projeto Europeu MOV (Movimento Oncológico pela Vida), a AOA dinamizou esta campanha nos meses de junho, na Praia da Fuseta (Ria), de julho no centro da cidade de Tavira (perto da bilheteira para os barcos para a Ilha de Tavira), de agosto (Praça do Mar) em Quarteira e de setembro (Cais da Porta Nova), em Faro.


O slogan da ação é “Cuidado com o Escaldão, você esquece… mas a sua pele não!”, porque a pele tem memória cumulativa e os escaldões apanhados ao longo da vida não são anulados com a renovação da pele. Assim, esta campanha fez chegar, a mais de 2 milhares de veraneantes, os vários cuidados a ter mediante a exposição solar disponibilizou, de forma gratuita, protetor solar FPS 50+.
Foi ainda utilizada uma câmara com filtro especial, capaz de identificar a eficácia da proteção UV, através de fotos que demonstram essas diferenças, antes e após a aplicação de protetor solar.
A AOA aproveitou para realizar um “Questionário do Tipo de Pele”, que permite identificar qual é o fator de proteção solar que deve ser usada segundo as características físicas e únicas de cada pessoa, e de acordo com o nível de radiação do dia e local onde se realiza a ação.

Os participantes tiveram direito a um KIT, composto por t-shirt, saco/mochila e outros artigos promocionais.
A Associação Oncológica realizou esta campanha numa minicaravana adquirida no âmbito do Projeto MOV. Para além dos locais anteriormente referidos, esta ação também teve lugar em parques aquáticos e centros comerciais do Algarve, que fizeram questão de apoiar a iniciativa e, dessa forma, incentivar a promoção de comportamentos saudáveis por parte dos seus visitantes.


Reforçando a importância da atenção à pele e conhecimento do próprio corpo, a AOA pôs ao dispor desta Campanha um dermatoscópio, equipamento de inteligência artificial não invasivo, para a primeira avaliação das lesões cutâneas.
Estas ações de sensibilização e prevenção do cancro cutâneo facultam informação útil na prevenção deste tipo de cancro. Qualquer diagnóstico deverá ser solicitado a um médico dermatologista.
Deixamos um especial agradecimento a todas as entidades e a todas as pessoas que de forma voluntária apoiaram a realização desta importante campanha, que em 2021 chegou a mais de 2 milhares de pessoas!
Mantenha-se a par das atividades da AOA através do site e Páginas de Facebook e Instagram.


A Prevenção Contínua é Essencial para a Saúde!

Produção e Cofinanciamento: Associação Oncológica do Algarve | Interreg Espanha-Portugal * Projeto MOV – Movimento Oncológico pela Vida

Com o Apoio: Agência Portuguesa do Ambiente | Algarve Outlet | Algarve Shopping + Albufeira Retail Park | APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A | Aqua Portimão | Aqualand Algarve | Aquashow Park Hotel | Associação de Protecção à Rapariga e à Família | Auchan | Autoridade Marítima Nacional | Câmara Municipal de Faro | Designer Outlet Algarve | Fnac Faro | Forum Algarve | Freguesia de Pechão | Gran Plaza Tavira | Junta de Freguesia de Quarteira | Junta de Freguesia de Santa Luzia | MARShopping | Município de Loulé | Município de Olhão | Município de Tavira | Nivea | Pedras d’el Rei | Pharmais Clinic Care | Publirádio | Slide & Splash | Turismo de Portugal – Algarve | União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta | Zoomarine.

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