Apesar do dia cinzento, a cor “rosa” proporcionou alegria à 19ª edição da Mamamaratona, organizada pela Associação Oncológica do Algarve (AOA), pela primeira vez, em parceria com a Câmara Municipal de Loulé (CML).

A iniciativa decorreu no dia 27 de Outubro, tendo como local de Partida e Chegada o “Passeio das Dunas”, entre Quarteira e Vilamoura. E esteve integrada no Algarve TriRun 5.0, que englobou três modalidades, Mini Maratona (12,5 kms), Meia Maratona (21,1 kms) e Triatlo longo (1900m-90kms-21,1kms).

A Mamamaratona 19 (MM 19) tal como em anos anteriores integrou também, o Calendário Regional de Marcha e Corrida do Algarve, do IPDJ – Instituto Português de Desporto e Juventude, com um percurso pequeno (4,5 kms) e um percurso grande (6,5 kms), tendo juntado cerca de três milhares de participantes por uma causa.

Além de sensibilizar para a luta contra o cancro, em particular da mama (por se enquadrar no movimento internacional “Outubro Rosa” – mês de alerta para a prevenção do cancro da mama), a MM 19 teve também como objetivos promover para a prática de um estilo de vida saudável, como forma de prevenção do cancro, e angariar fundos para a obra da AOA, em prol do doente oncológico e seus familiares.

Sendo a AOA uma Instituição pela Saúde e pela Vida, no evento não puderam faltar rastreios de saúde, nomeadamente de despistes de Lesões Cutâneas e de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica) na Unidade de Saúde Móvel da AOA; autoexame de mama através do NEMED (Núcleo dos Estudantes de Medicina) da UALG (Universidade do Algarve); glicémia, colesterol e tensão arterial, pela Farmácia Algarve e rastreio cardiovascular, pela Farmácia Maria Paula.
Além disso, houve os habituais exercícios de aquecimento e relaxamento pelo Ginásio Art Body, a atuação do grupo Moms Gym Team e no final a atuação da banda de coveres The Naked Forest, que animou os presentes com sons, dos clássicos às músicas da moda.
Esta ação teve uma vertente solidária muito acentuada e, por isso, a AOA não pode deixar de agradecer a todos os que de alguma forma contribuíram para o sucesso da Mamamaratona 19, desde o excelente contributo dos voluntários, ao extraordinário contributo de patrocinadores e apoios. Bem-hajam!

Juntos Vencemos o Desafio! #correparavencer

 

Links da Reportagem em direto da MM 19, pela Mais Algarve:

https://maisalgarve.pt/videos/18276-reportagem-video-mamamaratona-19-1-2
https://maisalgarve.pt/videos/18277-reportagem-video-mamamaratona-19-2-2
(síntese a divulgar em breve)