Já alguma vez teve a curiosidade de saber o que é o “Outubro Rosa” e o porquê de se valorizar tanto a “cor rosa” no decurso desse mês?

Porque o saber não ocupa lugar e, neste caso, até pode salvar-lhe a vida e ajudar a salvar a vida do seu semelhante, vamos sumariamente contextualizá-la(o) com o significado da expressão “Outubro Rosa” e pedir-lhe que disso informe/alerte, se assim o entender e sempre que lhe seja oportuno, as pessoas que o rodeiam.

“Outubro Rosa” é um movimento internacional de consciencialização para a enorme importância da prevenção do cancro da mama.

A cor simbólica, representativa do cancro da mama, escolhida por este movimento, foi a cor rosa, mais frequentemente usada em laços ou outras peças de vestuário. Também a iluminação rosa de espaços, fachadas, pontes, estátuas, portas ou outras áreas realizadas no mês de Outubro reportam, em todo o mundo, à lembrança da luta contra o cancro da mama e ao seu diagnóstico precoce. Daí o ser usual a Associação Oncológica do Algarve (AOA) realizar no mês de Outubro a Mamamaratona (MM), evento que tem os seguintes objetivos:

– Alertar para sensibilização e prevenção do cancro, em particular da mama;
– Sensibilizar para um estilo de vida saudável, pela prática de exercício físico;
– Angariar fundos para esta causa de luta contra o cancro e apoio ao doente oncológico e familiares.

Este ano, a 20ª edição da iniciativa será num formato virtual, que irá decorrer de 18 a 30 de Outubro e o desafio é participar, em casa ou ao ar livre, num dia e hora oportunos, seja a CAMINHAR; CORRER; PEDALAR; NADAR; SUBIR ESCADAS; em INDOOR ou OUTDOOR, o limite o imaginário de cada um, desde que evite concentrações de pessoas.

Ao evento está associado o passatempo “As Fotos Mais Criativas MM 20”. Para participar, é necessário que o participante publique uma fotografia, no período do evento, que faça evidência à t-shirt oficial da MM20 e à sua participação na iniciativa, identificando a AOA no Instagram (@aoalgarve_oficial) ou no Facebook (@AOAlgarve) e colocando a hashtag #MM20.

As 22 participações consideradas mais originais, ganharão prémios (condições no regulamento do passatempo, disponível no site do evento), entre os quais, vouchers de alojamento em hotéis de cinco estrelas, jantares para duas pessoas, massagens e muito mais.

Para inscrições e outras informações contacte:

www.mamamaratona.com | Tel. 289 807 531 | mama.maratona@aoa.pt

A terminar e para reflexão: se é sensível a esta causa por que não utilizar, ou incentivar, durante o mês de Outubro, o simbolismo da cor rosa na luta contra o cancro da mama?! A Participação na Mamamaratona 20 é uma sugestão!

#Juntosporumacausa #MM20

Translate »