Como objetivo de concretização dos seus projetos, a AOA organiza eventos e campanhas para sensibilizar a população para a prevenção do cancro e para a
promoção da saúde.

Assim sendo, anualmente faz parte do Plano de Ação desta Associação, durante a época balnear, promover a ação “Verão sem Escaldão”, na região algarvia. Esta é uma campanha destinada à sensibilização, prevenção e deteção precoce do cancro da pele.

Trata-se de um trabalho feito ao longo do ano, com maior ênfase na época balnear, altura em que é imprescindível uma consciencialização mais presente, uma vez que, é quando a radiação ultravioleta (UV) tem maior incidência e, por conseguinte, quando existem mais consequências caso os veraneantes, não se protejam de forma adequada e segura.

Assim, durante o período de junho a setembro, a AOA estará presente nas praias, parques aquáticos, centros comerciais e/ou outros locais no Algarve autorizados para o efeito (sempre de acordo com todas as medidas implementadas pelo governo devido à pandemia COVID-19), disponibilizando gratuitamente a colocação de protetor solar FPS 50 e fazendo a campanha de alerta e informação à comunidade pela seguinte divulgação: cuidados a ter, de acordo com cada tipo de pele; importância da utilização de boné, óculos de sol e vestuário adequado nas horas mas propícias à exposição solar direta; reposição do protetor solar a cada 2 horas e depois de suar ou ir a banhos; entre outras recomendações.

À semelhança do ano passado, a campanha estará também inserida no Projeto MOV, integrando assim na ação “Verão sem Escaldão”, a realização de despistes de lesões cutâneas. Esses despistes são realizados na Unidade de Saúde Móvel da AOA, referida anteriormente. Uma vez mais, a AOA não pode deixar de referir que esta é apenas uma ação de despiste e prevenção, ou seja, qualquer diagnóstico só será efetuado por um dermatologista.

Mais informações dos locais por onde esta campanha irá decorrer estarão disponíveis, atempadamente, nos canais de comunicação desta Associação.

Aposte na Saúde, aposte na Prevenção!