No âmbito do Projeto MOV, e a partir do Serviço de Psico-oncologia, a AOA realiza atividades de Prevenção e Promoção da Saúde para os mais jovens, nomeadamente em centros educativos, como as escolas, quanto aos seguintes temas: “Alimentação e Exercício Físico”, “Prevenção de Álcool e Tabaco”, “Educação Emocional” e “Proteção
Solar”.

Deste modo, nos passados dias 5, 10 e 12 de março, a Psicóloga Clínica e da Saúde, Inês Amorim, esteve presente na Escola Básica 2 3 Infante D. Fernando, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António, a realizar um conjunto de dinâmicas quanto aos temas expostos. No entanto, as atividades planeadas foram
 interrompidas devido a medidas governamentais para conter o coronavírus (SARS-COV-2): todas as escolas do país suspenderam as suas atividades letivas a 16 de março de 2020.
Entre as sessões possíveis de realizar, foram abrangidas 5 turmas de 6º e 7º ano. Todas estas tiveram pelo menos duas sessões: uma sobre “Alimentação e Exercício Físico” e a outra sobre “Prevenção de Álcool e Tabaco”. Numa das turmas, foi ainda possível de realizar a sessão planeada sobre “Educação Emocional”. Assim, podemos afirmar que:
– 88 alunos assistiram à sessão sobre “Alimentação e Exercício Físico”,
– 85 à de “Prevenção de Álcool e Tabaco”,
– 24 alunos à de “Educação Emocional”.

De futuro, assim que o estado da pandemia o permitir, espera-se continuar a realizar estas sessões de Educação para a Saúde, quer nos agrupamentos escolares transfronteiriços onde estavam planeadas ou em fase de planeamento, quer em outros centros educativos na região do Algarve.

Acreditamos que a Prevenção deve ser incutida desde cedo na vida das crianças e que estas possam “contagiar” familiares e amigos com noções importantes sobre saúde, crescendo com pensamentos e atitudes promotores de um estilo de vida mais saudável em todas as suas dimensões.