Consulta de Terapia da Fala

O objetivo será avaliar, intervir e prestar apoio a pessoas que possuam dificuldades ao nível da deglutição e comunicação, englobando as funções associadas à fala, voz, linguagem oral, escrita e mímica facial, enquadradas em contexto de patologia oncológica.

Pretende-se desenvolver estratégias, procedimentos e atividades que potenciem as competências comunicativas, garantam a segurança no processo de deglutição e contribuam para uma melhoria da qualidade de vida do doente oncológico.

 

Destinatários

Todas as pessoas que tenham ou já tenham tido patologia oncológica e que possuam dificuldades ao nível:

– Da comunicação, como por exemplo, anartrias (incapacidade de articulação), ou outras que possam implicar introdução e uso de um Sistema Alternativo/Aumentativo de Comunicação;
– Da fala, tais como perturbações articulatórias, disartrias (dificuldades na coordenação entre a respiração-fala-arti-
culação), afonias/disfonias (perturbações da voz) ou disfluências;
– Da linguagem oral e/ou escrita, como afasias, alexias, agrafias, perturbações cognitivo-comunicativas, entre outras.
– Da deglutição, tais como disfagias mecânicas ou neuromusculares decorrentes de tumores, que possam comprometer a segurança e eficácia dos processos de hidratação e nutrição por via oral;
– Da mímica facial, como paralisias/parésias faciais ou outras dificuldades resultantes de cirurgia e/ou outros tratamentos de âmbito oncológico.
– Outros: Acompanhamento pré-operatório, em casos de cancro de cabeça e pescoço.

Para marcações ou mais informações pode entrar em contacto por telefone, para o 289 807 531, ou por e-mail, para o endereço geral@aoa.pt.